JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR
Visualizar

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA GUIA - ACARI-RN

Resumo Histórico da Paróquia

FONTE: SITE DE ACARI

A Paróquia de Nossa Senhora da Guia do Acari foi criada em 13/03/1835 por D. João da Purificação Marques Perdigão, 17º Bispo da Diocese de Olinda. Em 1838 já havia sido construída a 1ª capela de Nossa Senhora da Guia, conforme licença concedida ao Sargento-mor Manoel Esteves de Andrade. Essa Capela é hoje a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tombada pelo patrimônio histórico, cuja bênção foi dada aos 14 de abril de 1938.
A atual Matriz é a 2º igreja dedicada em Acari, a Nossa Senhora da Guia. A pedra fundamental do novo templo foi benta e lançada no dia 15 de agosto de 1857, e concluída a 3 de dezembro de 1863. A transladação da imagem de N. S. da Guia da primitiva capela para a nova igreja ocorreu no dia 5 de agosto de 1867, véspera do início da sua festa. À frente da construção da nova matriz esteve um filho da terra, e seu primeiro vigário durante 35 anos (16/04/1935 a 04/06/1870), o Padre Tomaz de Araújo.
A paróquia dispõe, além das duas igrejas supras citadas, da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Povoado Gargalheiras; da Capela de N. S. da Conceição, no sítio "Bico d'Arara"; da Capela de São Francisco de Assis, no sítio "Vaca Brava"; da Capela de São José, no sítio "Cacimba do Meio"; da Capela e Centro Pastoral São Francisco de Assis e a Capela de N. S. do Perpétuo Socorro, no bairro Ary de Pinho. Capela de São José, no povoado Bulhões; Capela de São Sebastião, no Cj. Habitacional Novo Acari; Capela de Santa Luzia, no bairro Tarcísio Bezerra Galvão; Capela de Santa Rita de Cássia, no bairro Petrópolis; e Capela de N. Senhora três vezes Admirável, no bairro Dinarte Mariz, (Em construção).
Na cidade, a Paróquia possui o Centro Social Cônego Deoclides de Brito Diniz, que é utilizado para reuniões pastorais e outros eventos da comunidade paroquial.
Foi desmembrado no ano de 1997 da paróquia de Acari, a Paróquia de São José, da cidade de Carnaúba dos Dantas. Na paróquia de Nossa Senhora da Guia, os leigos católicos estão engajados em associações religiosas, pastorais, organizações e movimentos, como: Apostolado da oração (completou 100 anos em 1999), Congregação Mariana, Pia união de Stª Terezinha e OVS, Confraria de São Miguel e Santa Edwirgens, Renovação Carismática Católica - RCC, Capelinhas de N. Senhora, Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Grupo de Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Juventude, Pastoral da Família, Pastoral Carcerária, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Noivos, Pastoral da Catequese, Pastoral Juvenil (Infância Missionário, Marianinhos, JAN, Cruzada Eucarística), Catequese da 1ª Eucaristia, Sacramento da Crisma, Catequese de Adultos (evangelização do Centro e Bairros da cidade). A Paróquia conta ainda com a Escola de Catequese São Francisco Xavier (Curso Ecoando), dirigida pelo Pe. Raimundo Sérvulo da Silva.
A Paróquia ainda dispõe de dois importantes organismos: o Conselho Pastoral, que promove e coordena as pastorais; e o Conselho de Assuntos Econômicos, que gera os bens da paróquia. Todo trabalho realizado por esses grupos atuantes na vida da paróquia é o resultado da ação ministerial dos párocos que se sucederam, principalmente o saudoso e estimado Cônego Deoclides - o Padre Deó - durante mais de trinta anos e que está sendo continuado e atualizado pelo Padre Raimundo Sérvulo da Silva nos dias de hoje.

"Paróquia, comunidade sólida na vivência do Evangelho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÚMERO DE VISITANTE:

CINEMA

CINEMA