JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR
Visualizar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PARÓQUIA CRISTO RESSUSCITADO - NATAL

Histórico da Paróquia Cristo Ressuscitado

A história eclesial da Paróquia do Cristo Ressuscitado teve início em 05 de janeiro de 1980, com o lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Era o primeiro passo para a criação da maior Paróquia de Natal, até então ligada a Paróquia de Candelária. Foram saudáveis aquelas experiências sob o pastoreio do Pe. Antonio Vilela Dantas.

Inicialmente a Liturgia Eucarística era celebrada na varanda das casas, depois a improvisação do templo na antiga Associação dos Moradores. A celebração do mês de maio, com a imagem de Nossa Senhora de guardada nas residências. Os círculos bíblicos, os primeiros grupos da Campanha da Fraternidade, o Natal em Família, era tudo realizado casa a casa, rua a rua. Era o fervor da alegria cristã que estimulava cada pessoa a fazer sua parte, apesar de suas diferenças, cada um tentando se adaptar a uma realidade, com suas opiniões, ora fraternas, ora intocáveis, outras vezes, irreverentes, carismáticas, mas todos em comum lutando pelo mesmo objetivo construindo a própria história religiosa.

Antes nesse período, foi escolhido o primeiro grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Misael, Antonio, Hozana, Otília, Lindomar, Elita, Clélia, Belchior e Viridiano. Foi fundada a Pastoral da Catequese, sendo Hozana a primeira catequista. Foi formado o primeiro Conselho Paroquial tendo como presidente instalador o sr. Misael. O grupo cristão muito estimulado por Pe. Antonio Vilela Dantas lutou pela construção do Templo que foi recebido com uma missa festiva no dia 05 de abril de 1981, onde houve batizados, benção das chaves das residências e dos automóveis. Não demorou muito o entusiasmo do grupo cair à terra, quando já planejava a criação da Paróquia, o teto da igreja desmoronou no dia 07 de abril de 1981.

Enquanto a igreja era construída, Santa Rita de Cássia foi escolhida como Padroeira da Matriz, sendo sua imagem levada à igreja numa carreata festiva no dia 22 de agosto de 1981. Data esta que deu origem às primeiras festas alusivas à padroeira da Matriz.

A luta do Pe. Antonio Vilela para criar a paróquia foi um trabalho de dedicação permanente, já que a igreja estava pronta. A escolha do seu padroeiro foi sugerida por alguns leigos que foi Santa Rita, enquanto outros propunham Cristo Ressuscitado; sendo definido em eleição a primeira como padroeira da Matriz e Cristo Ressuscitado de toda a Paróquia no dia 12 de março de 1982. Foi nomeado o primeiro vigário o Pe. José Mário de Medeiros que, com seu entusiasmo, deu continuidade ás ações de seu antecessor, além de instalar propriamente algumas atividades básicas para o encaminhamento catequético, como: Grupo de Jovens Renascer, fruto da primeira jornada preparatória para a Crisma; realização do primeiro ECC, criação das primeiras pastorais: Liturgia, Batismo, Matrimônio, Crisma, Idoso e Enfermo.

Com o progresso do trabalho pastoral apoiado pelo então pároco, a Igreja tornou-se pequena, sendo necessário ampliá-la. Mas uma vez os paroquianos uniram-se em função da sua Igreja. Juntos ao Pe. José Mário conseguiram reformá-la, aumentando 11 metros, inclusive construindo o coro e a torre. Ainda no paroquiato do Pe. José Mário foi alcançada verba para a construção do Centro Pastoral, não sendo possível efetivá-la, uma vez que o mesmo teve que se afastar da Paróquia para realizar um curso de pó-graduação em Línguas em Roma. Para substituí-lo foi nomeado no dia 04 de julho de 1988 o vigário Pe. Edmilson Ribeiro que, com dedicação e amor ao trabalho pastoral conseguiu no decorrer dos tempos conquistar seus paroquianos e juntos desenvolverem um plano de ação coletiva quer no campo social quer no espiritual.

Quanto empenho e quanta dedicação dos mais diversos grupos da Paróquia para levar a frente um projeto de evangelização que atingisse as diversas faixas etárias: a catequese infantil estimulada pela Missa das crianças, o apoio aos diversos grupos de jovens como: MEJ, SEGUE_ME, GRÃO DE MOSTARDA, GEDIDIÁ. A Pastoral Rural com um extraordinário trabalho junto às comunidades São Paulo, em Pium. A evolução do Grupo Carismático Maria Santíssima e Grão de Mostarda. Há também uma preocupação social em realizar obras que beneficiem a Paróquia como um todo, portanto, preocupou-se na construção do Centro Pastoral e da Casa Paroquial, realizou reformas na Igreja Matriz, construção das Capelas de Pium, Pirangi do Norte, na Comunidade São Paulo Apostolo construindo um salão comunitário com gabinete odontológico e a capela de Hortigranjeira.

Ser comunidade, viver como irmão, é saber compartilhar e participar revela que a Paróquia do Cristo Ressuscitado assumiu sua vida pastoral e integrou-se ao contexto arquidiocesano como uma Paróquia viva e capaz de realizar o plano de Deus no meio em que está inserida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÚMERO DE VISITANTE:

CINEMA

CINEMA