JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR
Visualizar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PARÓQUIA DO CORAÇÃO DE JESUS - NATAL

Fundada no dia 13 de janeiro de 1963 a paróquia do Sagrado Coração de Jesus passava a ser a oitava casa Redentorista do nordeste. A criação se deu decorrente de estímulos provenientes do Pe. G. Tiago Clom então secretário da C.R.B., tendo como padres fundadores: João Afonso Sterke e Bento Dashorst, sendo o Arcebispo de Natal na época Bom Eugênio Sales.

Instaurada no bairro de Morro Branco foi considerada uma área pastoral compreendendo toda a zona sul da cidade; apresentando como limites a Av. Salgado Filho e no outro extremo a praia de Pirangi. Desmembraram-se da paróquia do SCJ as comunidades de São João Batista (Lagoa Seca), Santo Afonso (Mirassol) e Nossa Senhora da Candelária (Candelária) de modo que a primeira ficou sob orientação espiritual da paróquia durante 25 anos. No ano de 1965 iniciou-se a construção da Igreja Matriz, hoje situada a Av. Antonio Basílio, no bairro de Morro Branco.

Durante os anos 70–94 a paróquia cresceu de forma considerável, esse aumento populacional se deu devido ao surgimento da cidade universitária. O crescimento foi acompanhado pela construção de capelas pertencentes à paróquia em outros bairros. Atualmente a população estimada da paróquia é de 25 mil habitantes, tendo as seguintes capelas e comunidades: Nossa senhora da Imaculada Conceição (Potilândia), Santo Antônio (Lagoa Nova), São Geraldo ( Nova Descoberta), Nossa Senhora das Vitórias (Potiguar), Matriz do Sagrado Coração de Jesus (Morro Branco) e Casa da Criança (Nossa Senhora das Graças) atualmente administrada pelas irmãs da caridade, e assitida pelo Monsenhor Geraldo Ribeiro de Almeida.

Desde o ano de sua criação até os dias atuais passaram pela administração da paróquia os seguintes párocos:

- Pe. Bento Dashorst, C.Ss.R. ( 1963)
- Pe. João Afonso Sterke, C.Ss.R. (1963/1964)
- Pe. Alexandre Sprakel, C.Ss.R. (1964/1967)
- Pe. Adriano Backx, C.Ss.R. (1967)
- Pe. Geraldo Pennock, C.Ss.R. (1967/1968)
- PE. Gerard Hubert Pio Hansgens, C.Ss.R. (1968 até 2003)
- PE. Gerson Aparecido dos Santos, C.Ss.R. (2003 até 2006)
- PE. Eugênio Alexandre Gomes de Sousa, C.Ss.R. (desde 29/01/2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÚMERO DE VISITANTE:

CINEMA

CINEMA